18 de fevereiro de 2013

ARAÇÁ uma delícia!!!



Ele também tem história!!
Em uma de minhas viagens a Belo Horizonte visitando a Sra. MARIA LEDA TEIXEIRA PEREIRA eu tive a alegria de encontrar em sua cobertura um imenso vaso de cimento com um viçoso pé de ARAÇÁ, carregadinho de frutos, alguns já maduros.


Na mente uma deliciosa volta ao passado... Lembrei do meu tempo de criança quando colhia nos lotes vagos os pequeninos ARAÇÁS e fazia a maior festa saboreando com muito gosto cada um deles. Vendo minha surpresa a Srª. LEDA gentilmente cedeu-me uma muda desse fruto tropical.


Com todoo cuidado eu trouxe a muda bem pequena, plantada em um saquinho plástico preto e assim que cheguei em Governador Valadares plantei-a em um vaso.
O tempo foi passando e eu sempre atenta!! Espreitando o vaso com a mudinha.


O ARAÇAZEIRO é um arbusto tropical da família Myrtaceae encontrado em estado silvestre no Brasil, da Bahia até o Rio Grande do Sul.
O seu nome vem do Tupi Guarani e significa “fruto que tem olhos” em alusão as sépalas que dão a aparência de um olho no fruto. É um arvoredo que gosta de sol pleno e seu ciclo de vida é perene.


Depois de uns dois anos tive a grata surpresa de descobrir a primeira flor que gerou um único ARAÇÁ.
Amarelinho, arredondado, lembrando uma goiabinha, um pouco mais ácido, com perfume acentuado...
Foi indescrítivel o prazer que senti ao degustar esse pequenino fruto!!!!

Existem vários tipos de ARAÇÁ sendo os mais comuns:
- Araçá-Vermelho;
- Araçá-de-Cora;
- Araçá-de-Praia;
- Araçá-de-Campo;
- Araçá-de-Mato;
- Araçá-Pera;
- Araçá-Rosa e Araçá-Piranga


Em face de apresentar alto teor de vitamina C os seus fruto, apresentam ótima aceitação para consumo in natura ou industrializados na forma de doces em pasta, geleias ou cristalizados sendo usado também no preparo de sorvetes, refrescos e de um doce muito parecido com a goiabada.
O ARAÇAZEIRO tem baixa suscetibilidade em contrair pragas e a doenças. 


A cada ano meu ARAÇAZEIRO cresce mais, com floradas viçosas, principalmente depois que fizemos o transplante da muda Mãe para o solo fértil aqui de ARAXÁ onde estamos residindo. Sua aclimatação foi muito rápida e hoje já com 5 anos ele alcança uns 3 metros de altura, gerando mudas através de suas sementes.  


Optamos pelo plantio do ARAÇAZEIRO em nosso Jardim Viçoso, pois ele é uma árvore ideal para pomares domésticos. Por ser de pequeno porte, não exige muito espaço para crescer e dar os frutos que toda família poderá apreciar!
Minha netinha YASMIN é goiana e quando provou o ARAÇA, deu para perceber o quanto ela gostou desse fruto!!!


Não consideramos apenas o fator estético, mas principalmente o conforto ambiental da propriedade, com a diminuição da incidência de luz e calor no verão pois a Casinha Viçosa pega o sol da tarde e o ARAÇAZEIRO está plantado em frente as janelas dos dormitórios.


Além do mais este arbusto possui o poder de atrair uma infinidade de pássaros silvestres, que aparecem para degustar seus frutos suculentos e nos encantam com seus trinados melodiosos, assim dessa forma estamos também colaborando para a preservação da fauna brasileira, tão rica aqui em nossa região.
Regina Coeli

7 comentários:

  1. Hola Regina, cuanto tiempo sin visitarte, estoy un poco liada trabajando.Me alegra verte en estas fotos tan bonitas y se te ve que disfrutas mucho entre tus frutales y tus plantas preciosas fotos.Un beso enorme May

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola mi querida May,
      Me gustaria recibir su visita aquí en el blog FAZ DE CONTA!
      La naturaleza me encanta y cuidar de mis plantas es una bendición!
      Como siempre usted ocupas tu tiempo en hacer hermosos diseños, que me lo agradecerán!
      Agradezco su atención y afecto.
      Mil besitos desde Brasil.

      Excluir
  2. Nossa, acho que faz uns 20 anos ou mais que não como e nem encontro araça...
    Seu jardim é uma delícia.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela querida,
      Acredito mesmo que o ARAÇÁ ficou meio sumido...
      Ou nós não andávamos mais por onde ele florescia...
      Fico muito feliz em acompanhar o desenvolvimento do meu pezinho de ARAÇÁ.
      Abração.

      Excluir
  3. Oi Regina. Sempre mantemos ao menos um pé de araçá em cada casa, na praia ou na cidade. Eu nunca comi, mas os pássaros adoram e a árvore é linda. Agora me deu vontade de plantar mais uns. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida Patty,
    Receber sua visita sempre me alegra e passear pelo seu ESPAÇO , mais ainda!!
    Sou muito grata a Natureza por nos presentear diariamente com tanta beleza!!
    Experimenta o ARACÁ, eu acho seu sabor sem igual!!
    As sementes brotam rapidamente...
    Beijinho doce,
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  5. Dindinha,
    Será que tem uns madurinhos por aí. Estamos chegando.
    Beijos.Ritoca

    ResponderExcluir